
 
 
 
 
 
 
 
Luanda, Angola 09/09/2008 20:54 (LUSA)  
** Henrique Botequilha, da Agência Lusa **  
Papel dos media estatais questionado após vitória do MPLA 

   Luanda, 09 Set (Lusa) - A imparcialidade dos órgãos de comunicação 
social estatais angolanos durante a campanha eleitoral está a ser 
questionada por observadores internacionais e oposição em bloco, na 
ressaca da vitória do MPLA nas legislativas de 05 de Setembro.  Hoje, o 
estatal Jornal de Angola (JA) traz em manchete a "Vitória do MPLA" e uma 
chamada à primeira página com uma fotografia de Isaías Samakuva e o 
título "UNITA aceitou a derrota".  Até à vitória do MPLA nas legislativas, a 
presença do partido no poder nas capas do único diário nacional foi muito 
mais frequente, durante o mês de campanha, do que as imagens do 
principal partido de oposição. Mas também a Rádio Nacional de Angola 
(RNA) e a Televisão Pública de Angola (TPA) têm sido alvo de críticas de 
todos os partidos de oposição e de vários observadores internacionais às 
eleições de 05 de Setembro.    

A mais contundente veio da Missão de Observação da União Europeia (UE) 
às eleições angolanas, que acusou os media estatais de "uma cobertura da 
campanha eleitoral geralmente tendenciosa, favorecendo o partido no 
poder".    Enaltecendo a concessão aos 14 concorrentes de tempos de 
antena, de forma igual e gratuita, o relatório da missão da UE considera 
porém que "a desigualdade na distribuição do tempo e espaço dedicados às 
actividades de campanha, assim como à difusão de programas e notícias 
sobre projectos de desenvolvimento e inaugurações levadas a cabo pelo 
Governo, deixou os restantes partidos concorrentes em situação de clara 
desvantagem em termos de acesso aos meios de comunicação públicos.  

Para o director de informação da TPA, Manuel da Silva, trata-se de "uma 
visão dos observadores" que prefere não rebater. "De qualquer forma há 
indicadores claros de que os tempos de antena foram iguais para todos os 
partidos políticos", salienta. A cobertura da televisão pública das iniciativas 
das forças políticas concorrentes teve muito a ver com "o que cada partido 
realizava e dependia muito da sua capacidade de mobilização", diz Manuel 
da Silva. "Não houve nada que tenhamos fabricado a favor deste ou 
daquele partido", sublinha.  Por sua vez, o director do JA, José Ribeiro, 
considera "sem fundamento" as observações da missão da UE: "Não nos 
revemos nas suas críticas", afirma, acrescentando que o jornal seguiu "uma 
linha profissional, isenta e imparcial". Do ponto de vista de interesse 
jornalístico, José Ribeiro declara que as actividades do MPLA foram 
superiores "em quantidade e qualidade" às do maior partido da oposição 
angolana, UNITA, salientando que o JA aguarda desde Junho por uma 
entrevista que solicitou a Isaías Samakuva. Segundo o sociólogo Paulo 
Carvalho, autor de um estudo sobre o comportamento da comunicação 
social angolana, que está ainda a finalizar, houve um "claro exagero" do 



espaço concedido pelos media estatais às iniciativas do MPLA e do Governo. 
A Agência Lusa contactou o director da Agência Angolana de Notícias 
(ANGOP), Manuel Conceição, mas este escusou-se a comentar o assunto, e 
o da Rádio Nacional de Angola, Eduardo Magalhães, remeteu para mais 
tarde o seu comentário. Também o director nacional da Informação do 
Ministério da Comunicação Social, José Luís de Matos, rejeitou pronunciar-
se sobre as declarações proferidas pelos observadores internacionais nas 
eleições legislativas 

 


